O Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos incentiva a compreensão do ser humano e das identidades coletivas, enquanto contextualidades histórico-culturais sem as quais o sujeito humano é inconcebível, ou seja, não há cidadão sem ter o conhecimento da história da sua cidade, estado e país.
Em meio a esses desafios, compreende-se que há necessidade de o conhecimento histórico fundamentar-se como compreensão científica dos acontecimentos humanos que extrapolam as fronteiras do senso comum e da apropriação instrumental da memória.
Por isso, a ação do professor/historiador como intelectual comprometido com seu tempo, isto é, consciente de sua função social como intelectual, obtém sua base exatamente na capacidade de problematizar o conhecimento acerca do passado humano e de contribuir, amplamente, para a construção tanto plural quanto problematizadora a respeito das memórias históricas em suas manifestações coletivas, para tanto se faz necessário a criação de um curso onde seja possível o estudo da história de um ponto de vista da História das Mentalidades, onde todos os grupos sociais sejam analisados em todos os seus âmbitos, de maneira que o professor formado em História tenha condições de repassar o conhecimento aos seus alunos de forma a levar os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências de forma livre sem imposições.
Objetivos Gerais do Curso
- Formar um profissional capaz de assumir o trabalho pedagógico como professor/pesquisador com compreensão crítica da realidade educacional, tendo em vista as diferentes demandas da prática social, particularmente no campo da educação.
- Desenvolver a educação como uma prática social, em que o processo educativo é visto como resultado das relações sócio- históricas, políticas, econômicas e culturais de determinados momentos da história.
- Compreender os fundamentos epistemológicos dos conhecimentos básicos que integram os currículos dos cursos, bem como os fundamentos teórico-metodológicos necessários ao exercício da docência.
- Exercer o trabalho pedagógico, em toda a sua abrangência, no espaço escolar e em outras instâncias educativas.
- Investigar a prática pedagógica, teorizando sobre as questões levantadas e apresentando alternativas de solução.
- Intervir na realidade educacional, desenvolvendo projetos que respondam aos problemas identificados.
- Formar um profissional intencionado em resgatar a essência da primeira infância, pré-requisito para a formação integral do ser humano.
O Profissional estará apto para:
- Atuar como professor de História em escolas estaduais, municipais e particulares no Ensino Fundamental, Médio e Cursinhos;
- Coordenar atividades em Museus e Centros de Exposições;
- Pesquisar para Museus, Bibliotecas, Emissoras de TV e Rádio.
Ana Lucia Fonseca Ducatti